Após alguns anos de pandemia muitos hábitos foram alterados, outros foram e voltaram. Algumas fronteiras foram expandidas, como a confiança de idosos em comprar online e o aumento da procura por pagamentos digitais pela população. Além, de novas estratégias para complementar as tendências para o varejo que anualmente é gerado.
Essa será nossa primeira dica de tendências para o varejo 2023. Antes de mais nada, é quase impossível pensar numa jornada de compra de algum produto ou serviço atualmente que não se inicie pelo digital seja para consultar fotos, avaliações, endereço, entre outras informações para pesquisas iniciais. A consequência direta disso é a digitalização dos negócios independente se o varejista está ativamente se digitalizando ou não. Aqui no Vila Nova por exemplo é possível nos localizar seja através de mídias sociais como: Instagram, site, LinkedIn quanto através do google para buscar nosso endereço entre outras informações referente a nosso espaço físico.
Nesse sentido, sugerimos que dê uma atenção especial a sua ficha no Google Meu Negócio, pois um bom tratamento, boas imagens, informações completas e formas de contato atualizadas certamente vão gerar mais tráfego na sua loja física e dada a relevância do Google essa dica é válida para todos os nichos de negócios.
Desde já ressaltamos que a maior oportunidade de otimização dessa relação LTV/CAC parece ser o investimento em tecnologias para identificar os gostos e hábitos dos consumidores – afinal vender para um já cliente é a venda mais barata que se pode ter. Contudo podemos afirmar que a personalização da jornada de compra (ofertas, condições de pagamento e canais de vendas) gera aumento da recompra e pode fazer com que esse cliente centralize as compras dele contigo. Em suma, sendo esse um passo fundamental para continuar crescendo e fidelizando os clientes num cenário cada vez mais competitivo.
Por último, nossa última dica de tendências para o varejo 2023, mas não a menos importante. O fenômeno do Retail Media vem ganhando escala globalmente e para comprovar vemos grandes varejistas como a Amazon e o Alibaba já representam um faturamento maior que $31Bi (trinta e um bilhões de dólares) cada uma no último ano.
Em síntese, este movimento vem da percepção de que os varejistas são muito relevantes quando o assunto é tráfego e intenção de compra, ou seja, se tem muita gente visitando o seu site ou loja, a tendência é que você comece a entender o que elas querem. De um lado temos grande potencial de monetização dos grandes varejistas e do outro espaço para indústrias e varejistas menores anunciaram nesta nova mídia mega nichada.
Em conclusão, essas 3 tendências são algumas das mais previstas no radar dos varejistas em 2023, mas no vídeo acima podemos ter muito mais informações úteis. Imediatamente as empresas que aproveitarem essas tendências conseguirão se destacar, vender mais e sairão mais fortes além de se destacarem no mercado.
Desse modo, nós do Grupo Vila Nova desejamos que esse ano seja de muitas vendas para nossos clientes e parceiros.